Pesquisar no Blog
  

Pesquisar Personagem
   

Links Patrocinados


Idéias Erradas sobre Tutores

Artigo Oficial: Idéias Erradas sobre Tutores (Typical Misconceptions about Tutors)

Tradução por Anderslash.


Muitos jogadores de Tibia deixaram claro em uma enquete e dois feedback forms que não estão satisfeitos com os tutors (tutores). Nós gostaríamos de agradecer a todos pela sua opinião. Depois de avaliar seus comentários, nós descobrimos que não todas, mas grande parte das críticas sobre tutores são baseadas em mal-entendidos, ou resquícios de uma experiência única que tiveram com somente um tutor. Muitos dos seus comentários também nos mostraram diversos aspectos do sistema de tutores que nós devemos melhorar. Com este artigo, nós pretendemos acabar com alguns dos mal-entendidos.

Tutores são muito importantes na comunidade de Tibia. Eles são jogadores normais, membros da comunidade que gostam de ajudar os outros. Por exemplo, eles respondem dúvidas dos jogadores no help channel e nos support boards (forums de suporte), eles tentam aconselhar e ajudar os novatos a encontrar seu rumo em Tibia. Para informações mais detalhadas sobre as muitas tarefas dos tutores, por favor leiam nosso tutor guide.

Ser um tutor é divertido, entretanto, tutores devem enfrentar muitas dificuldades dentro do jogo, que a maioria deles não esperava ao tomar a decisão de se tornar um tutor.
Um dos maiores mal-entendidos sobre tutores é que eles são responsáveis por entradas na criminal record dos jogadores, como banimentos e namelocks. Isto não é verdade. Apenas gamemasters voluntários e membros da equipe de customer support (suporte ao cliente) podem aplicar punições. É correto afirmar que tutores denunciam nomes ilegais, assim como é correto dizer que senior tutors (tutores senior) denunciam declarações como violação de regra, a partir de canais públicos e do forum oficial. Entretanto, o customer support da CipSoft verifica cada uma das denúncias feitas pelos tutores ou tutores senior, e então decidem se o banimento deve ser aplicado ou não. Tutores podem apenas sugerir as punições, mas não efetuá-las.

Por exemplo, se um jogador é banido depois da denúncia de uma declaração, geralmente os tutores são o maior alvo da raiva do jogador. Mas – não vamos esquecer, o jogador denunciado realmente quebrou uma regra, de um jeito ou de outro. O jogador punido pode inclusive contar o incidente para os amigos, dizendo que o banimento foi injusto, que ele foi "denunciado por nada" e que não fez nada de errado. Se ele não tivesse quebrado nenhuma regra, então o customer support teria cancelado a denúncia do tutor. Resumindo, um tutor só pode denunciar uma declaração, todas as consequencias da denúncia são gerenciadas pelo customer support.


Outro erro comum é afirmar que os senior tutors denunciam o que o jogador disse, sem levar em consideração o contexto da conversa. Entretanto, cada denúncia automaticamente anexa um log com o histórico, assim o contexto sempre é avaliado junto com a denúncia.

O senior tutor teve que escolher uma única frase do jogador para fazer a denúncia. A sentença inteira será exibida na criminal record do jogador. É possível que não seja utilizada a frase mais ofensiva, talvez foi apenas um simples "sim", mas quando o customer support verifica a denúncia, o contexto, assim como muitas outras declarações do jogador, são exibidas. Vamos imaginar a seguinte conversa:

Jogador A: Eu odeio quando alguém usa cheats.
Jogador B: Eu não.
Jogador A: É injusto! Você já trapaceou em Tibia?
Jogador B: Sim, é claro.

Agora o senior tutor escolheria “Sim, é claro” para a sua denúncia. O membro do customer support conseguiria ver toda a conversa e aplicaria o banimento por cheating. A frase “Sim, é claro” seria exibida na ficha criminal do jogador. Isso pode ser um pouco confuso para o jogador, que deve estar pensando que foi banido por dizer “Sim, é claro. Entretanto, esse não é o motivo do banimento. Os jogadores podem ver a causa da punição listada embaixo do campo "Reason" (Razão) em sua respectiva ficha criminal.

Tutores também são muitas vezes acusados de denunciar declarações feitas por seus inimigos. Infelizmente, alguns deles provavelmente agem dessa forma. Entretanto, existem muitos tutores, e os amigos de um deles podem ser inimigos de outro. Também não se esqueçam que o jogador denunciado de fato violou alguma das regras. Se não violasse, ele não teria sido denunciado.

Outra dificuldade encontrada pelos tutores é que eles devem agir e denunciar de acordo com as Regras do Tibia, e não de acordo com suas próprias opiniões. Por exemplo, as regras sobre nomenclatura receberam muitas opiniões negativas no passado, e inclusive hoje as novas regras sobre nomes são muitas vezes criticadas. Quando o assunto é a nomenclatura dos personagens, existem muitas opiniões diferentes sobre o que seria um bom nome. As Regras de Tibia tentam refletir um consenso sobre os nomes dos personagens, entretanto, nem todo mundo gosta delas, e isso significa que nem todos os tutores as aprovam. Ainda assim, eles podem denunciar somente aqueles nomes que foram definidos como ilegais pelas Regras do Tibia. Vamos observar uma situação comum no help channel:

Jogador A: lol – tem um jogador chamado "Britney Spears", reporta ele, tutor.
Tutor: Desculpe, mas este nome é válido, eu não posso reportá-lo.
Jogador A: Mas não tá certo, "Britney Spears" não é um nome de Tibia. Por que você sempre rejeita as minhas denúncias?
Jogador B: Deixa o jogador se chamar "Britney Spears", qual o problema? Não faz mal a ninguém...
Jogador A: Que droga, é um nome errado. Ele não vai tomar namelock só por que fui eu que reportei o nome e o tutor não gosta de mim.
Jogador B: O nome é válido.

Então é iniciada uma discussão sobre regras de nomes no help channel, e o tutor tem a difícil tarefa de encerrar a briga, porque o help channel deve ser um lugar para que todos tirem suas dúvidas. Nem todo mundo faria uma interrupção nesta discussão para perguntar, por exemplo: “Como eu posso alugar uma casa?
Aí o tutor diz:

Tutor: Por favor, se você quer discutir sobre o nome, discuta no canal privado, que é o lugar certo para esta briga.

Durante esta situação, o tutor não fez nada de errado, só que agora os dois jogadores poderiam pensar errado sobre o tutor em questão, ou inclusive sobre todos os outros tutors:

Jogador A: o tutor é idiota, ele não vai reportar o nome "Britney Spears".
Jogador A: o tutor não vai com a minha cara, ele só reporta se os amigos dele pedirem.
Jogador B: o tutor é mal-educado, eu estava até ajudando ele na discussão, mesmo assim ele me expulsou do canal.
Tutor: Eu também não gosto do nome, mas eu simplesmente não posso reportá-lo, ele não é ilegal.

Ao contrário da tendência de pensamento da maioria da comunidade, tutores não têm muito poder. Sua tarefa principal é ajudar os outros respondendo dúvidas ou ajudando novos jogadores a encontrar o rumo. É claro que nem todos os tutores são santinhos, alguns podem realmente ser mal-educados e desinteressados em ajudar, mas geralmente tais tutores não conseguem manter-se no cargo por muito tempo. Se um tutor submete uma denúncia errada, ele recebe uma marca de "bad report" do customer support. Depois da terceira marca "bad report", o tutor é demitido.

Muitos jogadores de Tibia adquirem conhecimento a partir de outros jogadores. Nem todo mundo lê o manual, nem mesmo consulta o FAQ. Muitos dão seus primeiros passos com seus amigos, que os ensinam a jogar. Tutores são parecidos com esses amigos, eles apenas têm um meio um pouco mais oficial de compartilhar seu conhecimento.

Para completar este artigo, nós pesquisamos pra saber o que os tutores pensam. Nós gostaríamos de abrir aqui um espaço para a fala de alguns deles:

Ser um tutor é a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim, eu acho. Eu não gosto muito de caçar, detesto treinar, etc. Eu gosto mesmo é de ajudar os outros e ser amigo de todo mundo. É difícil, mas é ótimo quando eu sei que fiz um trabalho realmente bom.

Eu sempre fico feliz quando a pessoa que eu ajudei diz "Obrigado", é uma pequena e simples palavra, mas que significa muito! Também fiz amizade com algumas pessoas que eu ajudei, depois de um tempo.

A maioria não faz nem idéia do que é realmente ser um tutor. Eles esperam que a gente ajude em qualquer circunstância, esperam que a gente dê ban nos botters, eles nos colocam em um patamar que pertence apenas aos CMs e GMs. Muitos tibianos culpam os tutores por suas falhas e punições.


As pessoas tendem a se lembrar das coisas ruins ao invés das coisas boas, não importa o quanto nós ajudamos todos os dias, as pessoas se lembram apenas dos nossos erros. Assim como alguém disse antes de mim, as pessoas pensam que nós podemos fazer mais do que realmente somos capazes... Eles também esperam que a gente saiba sobre tudo, mas este não é o caso... alguns tutores são especializados em suporte técnico, alguns não, e eu já vi tutores sendo injustiçados por não saberem a solução de um problema com o client Tibia de um jogador...

Nós também sabemos muito bem que existem muitas maçãs podres dentro dos tutores, mas estes serão excluídos. O teste para se tornar tutor mudou, e agora é muito mais difícil de passar. Os tutores ruins dificilmente vão durar os primeiros meses com o cargo, e no final apenas os tutores mais dedicados vão permanecer. Nós também sabemos que alguns tutores ruins podem até passar, mas podem também aprender como se comportar e agir como um tutor de verdade, ou então serão excluídos no futuro.

É muito bom ser parte da comunidade de tutores. Parece que o assunto do momento são os pobres tutores que estão aí pelos motivos errados, mas os tutores que eu venho encontrando em outros servers são pessoas muito legais que gostam de ajudar os outros.

Apesar das críticas negativas que os tutores às vezes precisam enfrentar, eles são pessoas divertidas. Nem tudo em ser tutor é ruim. Muitas vezes um tutor consegue ajudar outro jogador, e esta é a principal razão para se tornar tutor. Além disso, ser um tutor não é apenas trabalhar. Tutores também têm um forum privado muito divertido, onde eles podem discutir todo tipo de assunto. Lá, eles podem expressar suas opiniões sobre assuntos da vida real, podem conhecer uns aos outros, ou simplesmente divertir-se.

A parceria entre tutores é muito valiosa, e não é raro que surja uma nova amizade. Como alguns tutores disseram, quando um jogador precisa de ajuda, ele espera que o tutor resolva todos os seus problemas. Acontece que muitas vezes o tutor não pode ajudar totalmente. O tutor pode apenas guiar o jogador, direcionando-o à fonte correta de informações, ou então explicando algumas coisas. Então, às vezes, um tutor pode ficar desanimado. Nessas situações, a maioria dos tutores procura colegas que já com experiência em situações parecidas. Eles inclusive oferecem conforto, compartilham experiências, e motivam uns aos outros.

Nós esperamos que com este artigo, alguns mal-entendidos tenham sido esclarecidos a respeito dos tutores. Não é nosso objetivo desencorajar ninguém a se tornar um tutor. A mensagem mais importante é que os tutores são jogadores normais, são parte da mesma comunidade a que você pertence. Eles não têm super-poderes e não trabalham contra você. Se você está está interessado em ajudar outras pessoas, nós gostaríamos de convidá-lo a entrar nos nos ranks de tutor, assim você pode conferir de perto a experiência.

Ajudar os outros pode ser divertido!
Your Community Managers



Sua Equipe Mundo Tibia Br

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Note que as regras são as seguintes:

- Comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia ou qualquer tipo de propaganda serão apagados sem aviso prévio;

- Seja paciente. A resposta para o seu comentário pode demorar algum tempo;

- Não faça proposta de parcerias. Para isso use a seção de contato;

Avançar Voltar Home
 
holiday-neurotic