Pesquisar no Blog
  

Pesquisar Personagem
   

Links Patrocinados


Equipe de Conteúdo - O Departamento de Criatividade

Artigo Oficial: Equipe de Conteúdo - O Departamento de Criatividade
Content Team - The Creative Department

A equipe de conteúdo atualmente é formada por 7 pessoas, incluindo nosso artista gráfico. Nos primeiros anos de Tibia, grande parte do conteúdo era desenhado pelos jogadores de Tibia. Um desses jogadores era Knightmare, que foi contratado pela CipSoft como funcionário em 2003. Em 2004, Chayenne, que hoje é a líder da equipe, também entrou. Durante muito tempo, apenas os dois planejavam e construíam novas áreas, quests e etc para Tibia e TibiaME, às vezes com alguma ajuda da equipe de suporte. Nem precisamos dizer que precisávamos de mais gente. Consequentemente, Denson Larika entrou na equipe em 2006. Finalmente, durante a primavera de 2007, Judigator deixou a parte de suporte e entrou na equipe de conteúdo, tornando-se o principal designer de criação de conteúdo para TibiaME. Nosso primeiro artista gráfico Jan começou a trabalhar na CipSoft em 2004. Anteriormente, a maioria dos gráficos era feita por algumas pessoas talentosas da comunidade, como por exemplo Izuael, Oin e Lord Ariakas que contribuíram também nos mais recentes updates, trabalhando em conjunto com Jan como freelancers. Assim que decidimos começar um novo projeto, concordamos que precisávamos de um especialista em gráficos 3D. Por isso, Richard entrou na equipe em 2007. Jenny, nossa nova artista gráfica, começou a trabalhar na CipSoft mês passado.

Tibia

Updates
A equipe de conteúdo está envolvida em muitos projetos diferentes. As tarefas mais importantes, entretanto, são o planejamento, preparação e realização de dois grandes updates a cada ano. Eles geralmente começam coletando todo tipo de idéias. Entretanto, Chayenne, Knightmare e Denson Larika não são os únicos a queimar neurônios. Na verdade, todos os membros da CipSoft são convidados a compartilhar idéias. É claro que o proposal board é também levado em conta para pesquisar idéias interessantes. Assim que a etapa de brainstorming termina, a equipe de conteúdo discute com Guido e Craban, que são os gerentes de produto em Tibia, quais idéias devem ser implantadas no novo update. Haverá uma nova área? Quais inovações devem ser implementadas? Muitas perguntas difíceis devem ser respondidas. O próximo passo é a criação de um conceito no qual as novidades devem ser listadas com detalhes, quests e novos NPCs são caracterizados e, se necessário, a nova área é descrita. Assim que o conceito é terminado, as idéias são implementadas no client de Tibia. Novos NPCs são posicionados no mapa, áreas são construídas ou reformadas, novas características são adicionadas e quests são preparadas. Assim que todas as funções estão adicionadas ao client, tudo precisa ser testado. Somente se todos os erros notáveis são corrigidos, o update será lançado. Se você gostaria de saber mais sobre como são feitos os updates, leia o artigo do mês a respeito deste assunto.


Outras tarefas
A criação dos updates não é a única tarefa da equipe de conteúdo. Eles também são responsáveis por corrigir erros ingame, como bugs no mapa ou erros de digitação nos textos dos NPCs e livros. Quando um jogador reporta um problema de conteúdo, a equipe de suporte pede informações à equipe de conteúdo para conferir se há um bug. O inverso também ocorre, a equipe de suporte dá ao pessoal de conteúdo importantes dados de feedback coletados junto à comunidade, detectando por exemplo spawns de monstros que são utilizados de forma abusiva pelos jogadores. A equipe de conteúdo usa esta informação para redesenhar tais áreas problemáticas. No decorrer do ano, vários eventos ocorrem em Tibia, como invasões dos Goblins no Natal, ovos coloridos na Páscoa, o evento de Halloween ou o mês das flores em junho. Todas as festividades foram concebidas, planejadas, desenhadas e preparadas pela equipe de conteúdo. Também, quando há alguma discussão a respeito do gameplay de Tibia ou TibiaME, pelo menos um membro da equipe de conteúdo está sempre presente. Afinal, ninguém sabe mais detalhes do jogo tão bem quanto os próprios que o criaram, entao os membros da equipe de conteúdo são os candidatos mais indicados para contribuir com idéias a respeito do gameplay.

Adicionalmente às tarefas já mencionadas, a equipe de conteúdo também analisa com regularidade alguns aspectos do jogo para ver se estão funcionando corretamente. Nesta primavera e verão por exemplo, os locais de caça foram analisados. Vários pequenos ajustes foram feitos em um patch aplicado em abril, e mais alguns virão com o update de verão.


A imagem mostra as Ice Islands em Secura. As partes vermelhas indicam os pontos onde mais criaturas foram mortas. Como você pode ver, Olkonir e o acampamento de bárbaros são locais de caça muito populares, enquanto os gigantes em Tyrsung são visitados com menos frequência. É desnecessário dizer, entretanto, que tais mapas podem apenas nos dar uma vaga idéia do quão populares são os pontos de caça. É por isso que eles não podem ser a única base para esse tipo de análise. Como resultado, experiência adquirida e loot também são gravados do servidor de dados. E mais importante, jogadores são entrevistados e dão sua opinião sobre taxa de spawn, loot, comportamento dos monstros e experiência. Todos os resultados são comparados e analisados, e finalmente é decidido quais são as medidas que devem ser tomadas para fazer com que os locais de caça fiquem balanceados. Para dar apenas um exemplo, a análise mostrou que os andares inferiores de Banuta eram bastante impopulares. A área toda foi desenhada como um grande espaço vazio que não permitia nenhum controle sobre grandes grupos de monstros. Como resultado, o update de verão vai adicionar certos elementos arquitetônicos que poderão ser utilizados para evitar que os jogadores sejam atacados por 8 monstros de uma só vez. As medidas definidas pelo pessoal de conteúdo certamente vão fazer com que tal local de caça se torne mais atraente.

TibiaME

Antes do Judigator entrar para a equipe de conteúdo, Chayenne criava a maioria das coisas para o popular jogo de celular. Ainda hoje ela auxilia Judigator em seu trabalho com novas idéias para quests, ou dando conselhos sobre o desenho de certos elementos do jogo. Entretanto, a responsabilidade para planejar e realizar os updates do TibiaME fica mesmo com Judigator.


TibiaME apresenta 4 updates ao ano, sendo 2 maiores e 2 menores, que são conhecidos como episódios. Os episódios na verdade consistem em 6 patches, todos conectados entre si, de maneira que acabam formando uma pequena história independente. Não é segredo que Judigator passa o ano todo ocupado com o planejamento dos updates para TibiaME.

A criação dos updates para TibiaME funciona de forma bastante similar aos updates para Tibia. Tudo começa com um encontro entre Judigator, Durin e Balinor, que formam a gerência de produto em TibiaME, assim como um programador, um membro da equipe de suporte e, é claro, Chayenne. Juntos, eles buscam idéias e decidem quais aspectos devem ser implantados. Assim que chegam a um consenso, é escrito um conceito para o update. Este conceito inclui a história de fundo, descrição detalhada das quests e aspectos e, se necessário, desenhos e descrições da nova área. Os primeiros rascunhos dos novos monstros ou da área ajudam a definir a atmosfera e o estilo do novo update.

Finalmente, as idéias são implementadas. Se há uma nova área, a paisagem geral é a primeira coisa a ser criada. Florestas, montanhas, praias, montanhas com neve ou prados floridos são posicionados no mapa. Depois, monstros são adicionados e seu loot e força são definidos. Logo após, textos para os NPCs são escritos e todos os personagens não-jogadores são movidos para seus lares em TibiaME. Finalmente, funcionalidades do jogo são adicionadas, por exemplo interruptores no chão que abrem portas quando você pisa neles. Essa é a parte mais difícil e demorada, pois muitas coisas devem ser levadas em conta. Para citar algumas, tudo deve funcionar corretamente e não pode permitir abuso de nenhuma maneira. Assim que tudo estiver implementado, o update é testado e lançado.

Além dos updates, Judigator também corrige erros no jogo e avalia o feedback dos jogadores. Ele é também um leitor muito ativo dos forums de TibiaME. Dessa maneira, ele não apenas obtém grandes idéias para novo conteúdo, mas também sabe onde estão todos os aspectos que precisam ser melhorados.

Gráficos

Nem precisamos dizer que muitos novos gráficos são criados todos os anos para Tibia e TibiaME. São muitos novos monstros, uma variedade de novos itens e incontáveis outros elementos gráficos que são adicionados ingame a cada update. A criação dos gráficos fica a cargo do nosso artista gráfico Jan. O modo de criação de um monstro em Tibia segue uma agenda definida. Primeiramente são desenhadas a parte da frente e as costas do monstro, e então a visão lateral. Finalmente, a animação do monstro é definida. Para a maioria dos monstros, a animação consiste em 2 diferentes etapas.

A primeira coisa que precisa ser preparada na criação de um update é o conjunto de gráficos do ambiente, particularmente se uma nova área foi planejada. Isso é para garantir que os designers de mapa possam começar seu trabalho um pouco antes. Algumas vezes tais gráficos são incluidos diretamente no jogo como sprites, mas muitas vezes é feita uma arte conceitual, que ajuda a dar uma melhor idéia da aparência e do sentido da nova área. A arte conceitual pode ser desenhada a lápis ou então como os outros gráficos, diretamente no computador usando tablet. As idéias para objetos ou monstros vêm principalmente dos designers de conteúdo. Eles fornecem descrições detalhadas, com uma idéia muito clara do objeto que deve ser desenhado. Algumas vezes, entretanto, tudo o que o artista tem é o nome do objeto, e a história se desenvolve a partir da imagem feita por ele. Como artístas gráficos 3D, Richard e Jenny estão ocupados com nosso novo projeto, mas de vez em quando eles também ajudam Jan na criação de itens para o jogo ou em outros projetos.


A criação de gráficos para o jogo é definitivamente a tarefa principal dos artistas gráficos, mas eles recebem pedidos de praticamente todos os departamentos da CipSoft. Todos os elementos gráficos do website foram criados por eles; Jan desenhou a nova página oficial e, é claro, a imagem de fundo do site. Além disso, as tarefas como desenhar flyers, posters ou criar design para os produtos da loja oficial e outros artigos promotionais são também feitas por nossos artistas gráficos, assim como as imagens para as notícias ou artigos do mês. Para ilustrar os diferentes estilos artísticos, eu pedi para que todos os três fizessem um auto-retrato para este artigo. O resultado fabuloso pode ser visto acima.

Trabalhar como designer de games ou artista gráfico com certeza é um emprego com o qual muitos tibianos sonham. O trabalho da equipe de conteúdo exige muita criatividade, mas também a habilidade de manter o foco no conceito geral do jogo. Para citar alguns, pontos de experiência, força e loot de novos monstros deve combinar com os monstros existentes; armas e equipamentos devem ser muito bem balanceados para garantir que eles não dêem aos jogadores vantagens injustas, ou evitar que eles se tornem completamente inúteis, e os novos gráficos precisam ser criados no mesmo estilo que os anteriores. Quando um novo update é lançado, a equipe de conteúdo contribuiu com incontáveis idéias bem concebidas, muito talento artístico e uma grande carga de criatividade. O pessoal que trabalha na equipe de conteúdo com certeza gosta do emprego, mas trabalhar na equipe de conteúdo é muito mais difícil do que você imagina, pois exige paciência, determinação e, acima de tudo, um amor muito forte pelo jogo em que trabalham.

Divirtam-se com o trabalho dos nossos game designers e artistas gráficos!
Your CipSoft Team / Mundo Tibia Br.

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Note que as regras são as seguintes:

- Comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia ou qualquer tipo de propaganda serão apagados sem aviso prévio;

- Seja paciente. A resposta para o seu comentário pode demorar algum tempo;

- Não faça proposta de parcerias. Para isso use a seção de contato;

Avançar Voltar Home
 
holiday-neurotic