Pesquisar no Blog
  

Pesquisar Personagem
   

Links Patrocinados


Craban responde críticas feitas por high levels

A seguir algumas perguntas feitas pelo Anderslash, Sub-Administrador do TibiaBR, para o CM Craban. Segue o texto com as palavras de Anderslash.

No início de maio nós entrevistamos 5 jogadores high level em Tibia: Cachero, Judge Chia, Mateusz Dragon Wielki, Seromontis e Tripida. Algumas respostas chamaram bastante a atenção, pois traziam a tona assuntos similares e pertinentes sobre alguns aspectos do jogo. De certa forma, pudemos ver que os tops não estão muito contentes... o mais interessante é que as críticas surgiram de forma espontânea, sem que nós perguntássemos especificamente sobre supostos pontos negativos existentes atualmente em Tibia.

Você nunca se perguntou "o que a CipSoft tem a dizer sobre isso?". Bom, eu já. Fiz uma pequena compilação, dividi em 3 distintos assuntos e enviei pra CipSoft, respeitosamente pedindo uma resposta do Herr Craban. Os 3 assuntos foram:

1. Sobre penalidade de morte;
2. Sobre itens raros/únicos em servers antigos;
3. Sobre balanceamento e supostas desvantagens nas vocações.

O que você vai ver agora é um contra-argumento da empresa alemã para cada um dos tópicos, um ponto de vista diferente sobre as principais reclamações levantadas pelos jogadores durante a entrevista quíntupla. Será que os high levels estão reclamando de barriga cheia, ou eles realmente citaram "pontos fracos" do jogo? Leia e tire suas próprias conclusões.

1º assunto: penalidade de morte

"Deveria ser feito algum sistema para guerras, pq a penalidade de morte é muito grande na minha opinião. Muitas pessoas deixaram o server pq a guerra os fez sair."
(Seromontis)

"A penalidade de morte em Tibia é muito alta, especialmente nos levels mais altos. A última morte me tirou 2 semanas de exp, eu morria uma vez por mês, isso significa que eu gastava 50% do meu tempo de jogo recuperando exp perdida."
(Mateusz Dragon Wielki)
Citar:
Craban responde:

Nós estamos cientes de que há problemas com a penalidade de morte. Já estamos planejando avaliar o sistema atual e há diversos fatores que vamos levar em conta. Um deles é a muito bem citada discrepância causada pelas diversas alterações no balanceamento. Outro é a motivação geral e os sentimentos causados pela morte com uma penalidade tão severa. Em contrapartida, a penalidade de morte é uma das principais características que diferencia Tibia de outros jogos do mercado, e isso quer dizer que devemos ser extremamente cautelosos ao fazer alterações nessa parte.

Ainda não foi nada decidido se vamos mudá-la ou não, e nem o que seria mudado. Tudo o que posso dizer agora é que vamos conversar sobre o assunto e é claro que tentaremos encontrar uma saída que permita melhorar a situação para o maior número de pessoas possível, ao mesmo tempo que mantemos esta importante característica distintiva e relevante para Tibia.

2º assunto: itens raros/únicos em servers antigos
"Eu sou a favor da democracia, se um pode conquistar, todos podem. Direitos iguais para itens."
(Judge Chia)

"Dêem a chance a todos os tibianos de ter acesso a belos e raros itens. Não é justo que apenas os servidores antigos possam ter alguns itens."
(Cachero)
Citar:
Craban responde:

Esta questão é regularmente levantada por jogadores, cujas opiniões se dividem. De forma geral, é claro que aqueles que vivem em um server que não tem os querem, e aqueles que os têm em seu server querem manter o item único em seus respectivos mundos. Obviamente, como existem mais servers que não os têm, mais pessoas querem em todos os servers. Entretanto, isso faria com que os itens raríssimos/únicos deixassem de ser raríssimos/únicos.

Para ser franco, nós não temos regras muito claras sobre se queremos mantê-los assim ou introduzi-los em novos mundos. A partir da minha experiência como jogador de Tibia, posso dizer que é legal sonhar com tais itens, mas na verdade não faria muita diferença no gameplay para a maior parte dos jogadores, pois mesmo se um server tivesse o item, a maioria dos players ainda não teriam chance de colocar as mãos nele. É por isso que, atualmente, nós consideramos que este assunto é de menor interesse.

De qualquer forma, simpatizamos com a idéia de deixar tudo como está, pois acaba dando um certo toque lendário adicional em alguns mundos que já têm seu lugar na história de Tibia. Mexer nesta questão inclusive acabaria com os já escassos traços desta história. Entretanto, como eu disse, esta é apenas nossa opinião atual sobre o assunto, e nao significa que esta idéia esteja escrita em pedra para a eternidade. Além do mais, ano passado nós demos um par de dragon scale legs para um server recente, então de alguma maneira é possível conseguir tais itens em cada mundo, só que de um jeito diferente .

3º assunto: balanceamento e supostas desvantagens nas vocações.
"A pior coisa que aconteceu em Tibia foi o update que iguala os lvls dos jogadores".
(Tripida, explicando como todas as
vocações agora são "iguais")

"Este update destruiu meu char e não apenas meu char. Muitos knights estão descontentes. Este update é a pior coisa que eu já vi na minha vida. Devolvam o meu poder (ultimate healing rune), e eles deveriam pensar mais nos lvls mais altos do que nos mais baixos."
(Seromontis)

"Sinceramente nada. Só pode ser pior. Desculpa CipSoft, mas vocês são bons nisso.".
(Seromontis, quando perguntado sobre o que
ele espera para o próximo update)

"É uma piada porque eu tiro o mesmo que um mage level 150. A CipSoft reduziu meus danos em 50%".
"Os mages high level reduziram os danos em 50%".
"Pensem na mudança de 50% de poder a menos nos mages high level."
(Cachero)

"Eu tenho o sonho de tirar dano como eu mereço novamente algum dia".
(Cachero, quando perguntado sobre o que
ele espera para o próximo update)

"Eu parei por volta do level 120, então eu fiz um lvl 47 knight em Refugia, voltei pra Harmonia e joguei até o update de verão de 2007, que trouxe mudanças que eu não podia aceitar. No meu caso, os próximos levels não interessam. A velocidade de pegar exp foi reduzida à metade, e o preço das hunts dobrou (pois o poder do meu personagem foi reduzido). Tibia piora a cada update, especialmente quando eles tentam balancear as vocações, eu não entendo por quê eles tentam fazer isso a todo custo (na minha opinião é impossível, a não ser que eles removam 3 vocações). Eu sinto que os últimos updates foram feitos contra personagens de level alto. Não há limite de level em Tibia, então eles tentam colocá-lo de outras formas. Parem de dar ouvidos àqueles que reclamam da dificuldade de se jogar com a vocação (eles tiveram escolha) e retornem ao conceito antigo do jogo. Parem de mudar as regras do jogo a cada 6 meses. Comecem a introduzir coisas que os jogadores realmente querem, mais poder a cada level, mais lugares como Goroma, mais lugares com dls e demons."
(Mateusz Dragon Wielki)
Citar:
Craban responde:

Houve 2 aspectos no extensivo balanceamento do ano passado. Um deles era balancear o poder entre as vocações. O outro era, de fato, balancear o desenvolvimento de poder dos personagens de level mais alto contra os de level mais baixo. Especialmente devido ao segundo ponto, não é nenhuma surpresa, e na verdade é até fácil de entender porque os high levels de Tibia, que são os que mais sofreram com as mudanças, não estão contentes com elas.

Muito foi falado sobre a nossa motivação para o balanceamento das vocações. Agora a motivação para reduzir o desenvolvimento de poder tem uma relação muito próxima com o abuso deste poder. Tente olhar através do nosso ponto de vista: se um cliente (por exemplo um sorcerer level 150) pode instantaneamente acabar com 20 outros clientes (geralmente até o level 50 de cada vocação), e levando em conta a penalidade de morte (que todos estes high levels também criticaram por ser muito severa), então podemos dizer que um cliente pode fazer com que outros 20 parem de jogar Tibia em apenas alguns segundos.

Agora considerando a quantidade de clientes que tem este poder (no momento temos uns 500 acima do level 200, talvez uns 3000 acima do 150) e quantos deles sofrem por não tê-lo (temos mais de 300.000 jogadores ativos), isto significa que aqueles ~3000 poderiam seriamente prejudicar a experiência de jogo de quase TODA a nossa base de clientes. Se tivéssemos mantido o imenso poder nos levels mais altos, a comunidade toda de Tibia e consequentemente o jogo todo ficaria à mercê de 1% dos jogadores.

Uma solução seria fazer o que a maioria dos outros games faz: remover o PvP, a penalidade de morte e a habilidade de bloquear a passagem de outros jogadores, tudo de uma só vez. Só que, mais uma vez, nós sabemos que são essas coisas que fazem de Tibia um jogo único. Essas características são ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição. Nós sabemos que elas causam desconforto, problemas e raiva, mas nós também sabemos que elas ajudam a edificar uma comunidade mantendo as pessoas empenhadas -- porque a presença de todos os jogadores faz a diferença também para o restante da comunidade.

Foi por isso que decidimos que, mesmo que isso fosse muito impopular, e é, nós teriamos que reduzir o poder desse 1% em favor dos outros 99%. Um dos resultados negativos é, de fato, a perda de motivação de muitos high levels a continuar jogando. Estamos cientes disso. No entanto, isso também mostra que todos aqueles estão atrás principalmente de poder, mas por que alguém teria como objetivo o poder senão para usá-lo de alguma forma?

Agora, estamos sempre considerando a motivação para jogadores high level quando planejamos novidades para o jogo. Nós não queremos remover guerras, PvP, penalidade de morte e todas as coisas que oferecem base para agressão e conflito no jogo. A nossa intenção é incentivar a amizade, a paz e a cooperação como uma forma alternativa de jogar. Também é dessa forma que nós esperamos motivar os high levels, com novas opções e novas coisas para obter destaque, além de level, skills e poder.

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Note que as regras são as seguintes:

- Comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia ou qualquer tipo de propaganda serão apagados sem aviso prévio;

- Seja paciente. A resposta para o seu comentário pode demorar algum tempo;

- Não faça proposta de parcerias. Para isso use a seção de contato;

Avançar Voltar Home
 
holiday-neurotic