Pesquisar no Blog
  

Pesquisar Personagem
   

Links Patrocinados


Hacking - Um triste incidente que pode ser evitado!

Artigo Oficial da CipSoft

Hacking - Um triste incidente que pode ser evitado!
Hacking - A Trist Incident Has Been Avoided!

Todos os dias recebemos diversos e-mails de jogadores que perderam as suas contas para hackers. Ser hackeado é uma das piores coisas que podem acontecer à conta de um jogador. Os jogadores investem muitas horas para desenvolver seus chars e obter itens raros, e para muitos, seus chars valem tanto quanto o seu coração. A conta de seus personagens é como um tesouro, e tem de ser protegido de todo o dano. Neste artigo nós queremos explicar mais uma vez as etapas que você precisa seguir para proteger a sua conta de outro hacker.

1. Proteja sua account!



Antes de tudo, é importante que você mantenha os dados de sua conta secretos. Ninguém, exceto você, deve saber o número de sua account, sua senha e sua recovery key; nem seu irmão, nem seu melhor amigo e muito menos qualquer outra pessoa que você encontrar no jogo. Jogadores são hackeados com freqüência e usam como argumento o fato de um amigo ter tido conhecimento dos dados da sua account. Lembrando que se você escrever um e-mail ao Customer Support, não inclua as informações de sua account. Apenas dizer o nome do seu personagem no jogo é o suficiente. Lembre-se de que ninguém em uma posição oficial irá pedir os dados de sua account, seja ele um membro da CipSoft ou um gamemaster. Sempre que alguém chegar a você e pedir pela senha, número da account e/ou recovery key, tenha certeza de que essa pessoa quer hackeá-lo.Não guarde sua account no computador, visto que é possível alguém espionar seus arquivos. Se você não se lembra da senha, escreva-a em um pedaço de papel e guarde-a em um local seguro que apenas você conheça. E também não guarde sua account dentro de E-Mails.
É importante também que você use uma senha segura. Uma senha segura nada mais é que a mistura de letras maiúsculas e minúsculas e com caracteres especiais. Uma boa estratégia para uma senha segura é, por exemplo, pensar em uma frase e pegar as primeiras letras de cada palavra. A frase vai lembrá-lo da senha em qualquer momento, e ninguém vai ser capaz de adivinhar. Não use o número da account como senha, nem o nome de seu personagem, muito menos a data de seu aniversário ou algo que alguém consiga adivinhar facilmente. Nesse caso, é importante que você não passe a ninguém informações pessoais, especialmente dados como seu telefone ou endereço. Não importa se seja dentro ou fora do Tibia, jamais confie em pessoas que você conhece apenas pela internet. Isso não significa que todos na internet são pessoas ruins, na maioria das vezes elas são legais, porém, é muito fácil você não reconhecer a verdadeira pessoa que se esconde na internet, além de que é fácil usar qualquer outra identidade nesse meio. Além do mais, você deve trocar sua senha regularmente e usar sua senha exclusivamente para o Tibia. É muito importante que as senhas do Tibia e de seu e-mail sejam diferentes. A senha que você deseja usar para a página de sua Guild não deve ser de maneira alguma a sua senha do Tibia, por exemplo.
Por último, é muito importante registrar sua account. Às vezes, jogadores não podem recuperar suas accounts depois de serem hackeados porque suas contas não tinham sido devidamente registradas. Jogadores procuram principalmente hackear accounts que não tenham sido registradas e geralmente, após terem acesso à mesma, registram a conta para obter a recovery key apenas trocando o e-mail da conta em alguns segundos. Nesses casos, o dono original não tem chances de recuperar sua conta. Por esse motivo é vital o registro de sua conta com os dados corretos.
Também tenha certeza de que você não perca o acesso à conta de e-mail na qual a sua conta está registrada. Entre na sua conta de e-mail regularmente, pois muitos e-mails se apagam automaticamente após algum tempo inativos. Não crie uma conta de e-mail exclusiva para sua conta no Tibia. Você pode esquecer dele após algum tempo. Ajuste o e-mail correto quando for trocar seu e-mail atual onde a sua account está registrada. Cuide de seu e-mail do mesmo modo que sua account tibiana. Lembre-se que uma pessoa com acesso ao seu e-mail pode facilmente roubar a sua conta no Tibia!

2. Não caia em falsos e-mails ou links!

Uma maneira comum de hackear jogadores é postando sites que prometem várias coisas se você visitá-lo ou fizer o download de algum arquivo. Sempre que alguém estiver prometendo uma "Premium Account Gratuita", se você visitar o site postado, você pode ter a certeza de que aquele link foi especialmente feito para hackear sua conta. Nunca acredite nesses anúncios. Também existem links que direcionam para sites onde você pode comprar dinheiro do tibia, pagando por dinheiro real, estes sites geralmente são desenvolvidos para obter as informações de sua conta. Pior ainda, eles em alguns momentos abusam da informação do seu cartão de crédito para fazer outras compras na internet. Por estas razões fique longe de páginas que ofereçam a compra de itens e dinheiro do tibia em troca de dinheiro verdadeiro.
Um método dos mais usados é também o envio de links prometendo fotos de garotas nuas. Você deve suspeitar também se alguém te convida para uma guilda e te pede para você entrar em certo link para que se junte a ela. Perceba que a única forma de se juntar uma guilda é através da seção de guildas no site oficial do Tibia. Populares são também os links para filmes do TibiCam que irão mostrar vitórias sobre algum boss, alguma guerra de guilda ou outros eventos interessantes. Entretanto, se você baixar tal filme, você certamente também instalará algum keylogger na sua conta. Claro que nem todos os TibiCam irão hackear sua conta. Contudo você tem que ser extremamente cuidadoso se alguém está mostrando tal link para você. Se um filme vem de um jogador que você não conhece, ou se o link é apenas jogado aleatoriamente em algum canal de chat ou nos forums, você está bem avisado para não entrar neles. Também se você vê algum link em algum canal de chat ou nos forums nos quais os endereços parecem como a pagina oficial do Tibia, não copie o endereço para a barra de endereços. Hackers frequentemente usam outras letras para deixar o endereço ficar muito parecido com tibia.com; por exemplo, segundo "i" trocado por "1": TIB1A.COM; primeiro "i" trocado pelo "L minúsculo" TlBIA.COM. Por esta razão, sempre tenha certeza de apenas.
Outro método de hackear é mandando cartas dentro do jogo para o depot de jogadores. Neste caso as cartas te prometem premium de graça ou te ameaçam com algum banimento. É pedido para você visitar certo site e entrar com os dados de sua conta. Nem precisa dizer que esses sites apenas são feitos para roubar os dados de sua conta. Perceba que nós nunca mandamos cartas dentro do jogo com links incluídos. A única carta que você irá ter de nós são aquelas que te informam a respeito de compra de uma casa ou lembrando você do aluguel. Todas as outras cartas dentro do jogo que dizem ser da CipSoft são falsas e feitas para hackear a sua conta.



De tempos em tempos, você deve ver o news ticker no qual nós avisamos os jogadores sobre phishing e-mails. "Phishing" é a composição das palavras password e fishing. Estes e-mails são aleatoriamente mandados para um grande numero de endereços de e-mails para roubar dados das contas das pessoas. Na maioria dos casos o endereço do remetente foi falsificado para causar a impressão que o e-mail vem de um lugar oficial. Em tibia, phising e-mails falsificam principalmente nosso e-mail de suporte como remetente e também tenta imitar a forma de um e-mail oficial, por exemplo, assinado como "Your CipSoft Team". Nestes e-mails é pedido para que você clique em um link para confirmar seus dados, para dizer sua opinião ou para ter premium de graça, para mencionar alguns dos possíveis casos que precisa entrar com os dados de sua conta em algum lugar. O link parece muito com um link oficial. Contudo, se você mover o cursor do mouse no link (não clique nele!), você pode ver na barra de status do seu browser que pra onde o link realmente leva.




Estes links levam principalmente a sites que possuem o mesmo layout do site oficial do Tibia. Caso você entre com sua conta nestes sites, as informações serão enviadas imediatamente para um hacker. Tenha bastante cuidado com estes links enviados para você através de e-mail, em especial, se você não tiver solicitado o mesmo (re-envio de senha, por exemplo), ou escrevendo a alguém.

3. Siga as Regras do Tibia!

As Regras do Tibia não foram feitas somente para prevenir o caos dos comportamentos injustos entre os jogadores do Tibia, algumas delas também foram feitas para proteger jogadores de serem hackeados. Por favor, note que nós não damos suporte para jogadores que perderam suas contas devido à violação das Regras do Tibia.

Account Sharing

Dividir uma conta não dá somente uma vantagem injusta contra outros jogadores, também impõe um grande risco na segurança. Como já foi dito acima, é essencial que somente o dono de uma conta saiba os dados dela. Se uma conta é dividida, muitas pessoas sabem os dados dela. Várias vezes escutamos histórias onde dois melhores amigos ou irmãos dividiam um char até certo level, então um deles decide tirar o outro jogador e mudar a senha. Várias vezes, o outro jogador fica com raiva disso. Sabendo o número da conta e freqüentemente também a recovery key, ele hackeia a conta de volta e tenta ter a conta para ele mesmo ou destrói a conta, como por exemplo, rookando o char, violando as regras do Tibia até que a conta seja deletada etc. Esse é apenas um cenário de como account sharing pode destruir sua conta. Tenha em mente que se você divide sua conta, você não apenas viola as regras do Tibia, mas também arrisca de ter sua conta hackeada.

Account Trading

Se você compra ou troca uma conta, você arrisca que sua conta seja hackeada pelo fato de outra pessoa saber os dados de sua conta. Existem vários casos de pessoas que pagaram muito dinheiro ou itens valiosos por uma conta e mais tarde o dono original "hackeou" a conta de volta. Em um outro cenário, jogadores que trocaram dados da conta e então um deles conclui que os dados que ele recebeu para essa nova conta está errada e sua conta original se vai, pois ele não tinha registrado ela antes. Também como o sharing, comercializar contas dá às outras pessoas acesso para os dados de sua conta e com isso sempre haverá um alto risco de ela ser hackeada.

Utilizando o software não oficial

Existem várias ferramentas para o Tibia que dá aos jogadores vantagens injustas, a mais comum delas permite caçar enquanto você não está no teclado (AFK), também conhecido como botting. Esses programas não são somente contra as Regras do Tibia, usando eles é também extremamente arriscado. Entretanto, também ferramentas toleradas como o TibiCam podem levar a sua conta ser hackeada. Todas estas ferramentas podem conter um vírus e podem danificar muito o seu computador. Frequentemente tais ferramentas tem um backdoor implementado. Esse backdoor é uma modificação da ferramenta que você baixou que permite o programador dela entrar em no sistema do seu computador e controlar o seu PC. esta forma pode facilmente hackear a sua conta do Tibia. Muitas outras ferramentas instalam keyloggers no sistema do seu computador. Keyloggers gravam as teclas que você digita e fazendo isso eles podem facilmente descobrir o número de sua conta e sua senha. Você deve sempre ter em mente que assim que você baixa um software que não seja oficial, você não arrisca apenas de ter sua conta do Tibia hackeada, mas também arrisca o hacker pegar informações privadas que você guarda no seu computador, ou, no pior dos casos, ele é capaz até de hackear sua conta bancária. Então, livre-se dos softwares que não são oficiais!

4. Proteja seu computador!

Infelizmente, há muitas possibilidades para infectar o sistema de seu computador, como keyloggers e vírus. Rodando um arquivo que lhe foi enviado por e-mail ou através de serviços de mensagem como ICQ ou MSN são as maneiras mais comuns de infectar o seu computador. Por esta razão você deve ter extremo cuidado com todos os arquivos que você obteve. Note que a CipSoft NUNCA vai emitir e-mail com arquivos anexados entre outros. Se você receber um destes e-mails com arquivos de um desconhecido, recomenda-se excluir imediatamente. Recomenda-se também que você faça um scan antes de abrir um arquivo ao qual fez o download, usando um antivírus moderno.Para manter o seu computador limpo, você deve usar um antivírus e um firewall, certifique-se de que estes programas estejam ativados. Também se deve atualizar regularmente, se possível, todo dia. Adicionalmente recomenda-se fazer um scan completo de seu sistema durante a semana, para detectar vírus novos que a versão mais velha de seu programa do antivírus era incapaz de encontrar. Seu sistema operacional assim como seu browser também devem ser atualizados regularmente. Isto é necessário porque as versões mais velhas podem conter riscos de segurança, que podem ser corrigidos com a atualização do programa. Mantenha na mente que é possível ser hackeado simplesmente por olhar um site com um browser antigo.
Finalmente, a menos que seja inevitável, você deve apenas jogar no seu computador pessoal de sua casa. Recebemos com freqüência e-mails no qual jogadores relatam ter sido hackeados jogando no PC de um amigo no qual tinha um keylogger instalado. Também jogar em uma rede pública, como aquelas encontradas nas bibliotecas das escolas ou nas lan-houses, podem ser um risco na segurança. Pode já ter keyloggers ou backdoors instalados no computador por outra pessoa. Também, os dados que você manda através de redes públicas podem ser facilmente gravadas pelos hackers. Se você não tem outra possibilidade além de jogar de um uma rede publica, você deve, pelo menos, tentar encontrar um local com altos padrões de segurança.
Ser hackeado é muito frustrante, em muitos dos casos, porém, é uma situação evitável. Se você seguir nossas dicas de segurança, você deverá estar bem protegido contra qualquer tentativa de hack.

Jogue com segurança!
Your CipSoft Team / Mundo Tibia Br.

Avançar Voltar Home
 
holiday-neurotic