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Até Onde Irão os Cheaters?

Artigo Oficial: Até Onde Irão os Cheaters? (Where Will Cheaters Go From Here?)

Traduzido por: Heenett - TibiaBR / Strenght of War - Portal Tibia

Nos últimos meses, temos nos questionado em relação a muitas questões importantes envolvendo cheating de modo geral. Neste artigo, nós queremos mostrar a vocês como nós temos lidado com cheating, qual é nossa visão geral do assunto e como pretendemos lutar contra isso. Para começar, nós vamos estabelecer uma definição para cheating, isto é, o que ele é, o que ele faz e o que ele significa para Tibia.

1. Definição

Cheating é um ato de mentira, decepção, fraude, postura incorreta, anti-ética, imposição. Cheating é caracterizado principalmente por criar uma vantagem injusta, que geralmente só faz com que o cheater saia vitorioso, e também quando algo se torna caro para outras pessoas. Trapacear é quebrar as regras. Trapacear tem até uma definição econômica: conseguir mais por menos."

2. Por Que as Pessoas Usam Cheats?

A definição da Wikipedia dada acima já descreve a motivação geral por trás do uso de um cheat: "conseguir mais por menos" e ter vantagem sobre os outros. Isso aplica-se à praticamente qualquer forma de competição, uma vez que você só pode ter vantagem sobre outra pessoa se existir uma forma de comparação entre os envolvidos. Sempre que alguém pode ser “melhor” que outra pessoa, aqueles desesperados para serem melhores não hesitam em trapacear para alcançar seu objetivo. Portanto, a maneira de identificar a motivação de grande parte dos cheaters de Tibia, é identificando as situações em que um jogador pode ser melhor que outro.

2.1 Tornando Fácil o que é Difícil

Alguns jogadores realmente só trapaceam para adquirir recursos mais facilmente do que jogando de forma honesta. Estes são clássicos fazendeiros, ganhando dinheiro e itens através da trapaça para utilizar em sua experiência de jogo atual. A motivação aqui surge de razões puramente econômicas para que não fiquem entediados enquanto caçam, ou não gastar tantos recursos. Os trapaceiros não ligam muito para o fato de que isso é também um ponto negativo economicamente, que acaba afetando não só ele mas outros jogadores também.

2.2 Competição Indireta

Genericamente falando, é natural do ser humano medir a própria força com a dos outros. Hoje, fazemos isso de forma indireta: isso acontece quando duas pessoas realizam a mesma tarefa sob as mesmas circunstâncias e aquele que a fizer melhor, vence. O vencedor, por conseqüência, prova sua superioridade em relação ao derrotado na competição. Essa forma de competição indireta é geralmente tida como uma forma civilizada de medir forças pois o resultado final é semelhante mas sem ninguém se ferir.

O Tibia oferece muitas possibilidades de competição indireta: existem muitas maneiras de se conquistar um espaço memorável nas tabelas de pontuação, por exemplo. Além das tabelas básicas de nosso site temos as estatísticas e dados guardados pelos fansites. Sem falar na própria comunidade tibiana, que sempre procura saber quem pegou primeiro um determinado item em um servidor. Isso apenas já é razão suficiente para trapaças: o desejo de ser famoso no Tibia corrompe muitos. O fato de que no jogo todos os nomes de personagens são únicos, mesmo em servidores diferentes, torna isso ainda mais atrativo. Uma vez que o seu nome se torna conhecido, ninguém pode tirar isso de você.

2.3 Competição Direta

Mesmo assim, a forma direta de competição ainda é muito popular hoje em dia, apesar de ser considerada arcaica por seus opositores. Os mais proeminentes exemplos de competição direta na atualidade são todas as formas de artes marciais, incluindo boxe. Nenhuma outra forma de competição direta compara melhor a força de duas pessoas do que uma luta um contra um. Existem, entretanto, muitas regras e regulamentos para limitar a quantidade de dano que os participantes podem sofrer durante uma luta.

No Tibia, a competição direta se dá na forma de lutas Player-versus-Player (PvP). Para aqueles que jogam em um mundo PvP isso pode acontecer a qualquer hora e raras exceções, em qualquer lugar. Tibia tem pouquíssimas restrições no que diz respeito ao PvP, que se resumem basicamente ao skull system. Desconsiderando isso, em uma luta praticamente qualquer coisa pode ser feita.

Vendo as coisas dessa forma, fica cada vez mais óbvio notar que Tibia não é apenas um jogo e sim 3 variações da mesma jogabilidade básica. As variações diferem na possibilidade e suporte ou à competição direta. Mundos Non-PvP não oferecem competição direta, mundos PvP a oferecem mediante o cumprimento de certas normas que limitam o dano que um jogador pode causar a uma comunidade. Os mundos PvP-enforced oferecem competição sem restrições e com uma recompensa adicional para os jogadores mais bem sucedidos.
Um adendo à competição direta, é também a penalidade de morte em Tibia. O risco de morrer em uma luta PvP não envolve apenas ser derrotado, mas também perder skills, níveis, equipamentos e dinheiro. Todos que entram em uma luta do tipo sabem das consequências. Isso dá aos personagens mais fortes o poder de exigir todo o tipo de coisa dos personagens mais fracos com uma simples ameaça. O resultado disso é o que a comunidade tibiana conhece como Power Abusing. Por um lado não haveria medo se nada pudesse ser perdido, mas por outro lado haveria menos emoção e uma sensação de sucesso menor se não houvesse nenhum risco.

2.4 Sumário

Então, o isso tudo nos diz à respeito de por quê os jogadores trapaceam? Nos diz que há diferentes tipos de trapaceiros:

    Tudo que é bom é difícil. Tudo que é ruim é fácil. Morrendo, perdendo, trapaceando, e ser mediocre é fácil. Fique longe do fácil

    Scott Alexander
  • Existem aqueles que só querem jogar sem problemas financeiros para o personagem principal. Eles normalmente possuem alguns bots para conseguir dinheiro para seu personagem principal. Alguns desses jogadores podem ser bastante justos enquanto estão aproveitando o jogo, mas ainda assim, eles trapaceam para atingir seu objetivo mais facilmente do que verdadeiros jogadores honestos.

  • Aquele que trapacear durante o jogo, irá passar a perna em você de qualquer jeito.

    Provérbio
  • Existem aqueles que simplesmente querem ser os melhores em algo. Eles querem ocupar um lugar de destaque na tabela dos Tops, no site oficial, e mostrarem às outras pessoas o quão bons eles são. Eles não percebem que as conquistas que eles fazem não são realmente deles, tudo que eles querem é "aproveitar a fama", e eles farão qualquer coisa para chegar lá.

  • Paz, em termos internacionais, é um período de trapaças entre dois períodos de luta.

    Ambrose Bierce
  • Então temos aqueles que querem vencer competições diretas. Alguns desses jogadores são só preguiçosos e não querem saber de evoluir seu personagem para vencer lutas sozinhos, então eles trapaceam até seus personagens se tornarem fortes o suficientes para lutar. Estes jogadores apreciam as lutas, eles ainda gostam de realmente lutar utilizando as mãos, sem trapacear.

  • Eu prefiro falhar com honra do que trapaceando.

    Sófocles
  • O resto dos que ainda possuem interesse em competição direta não estão interessados na luta em sí, mas em o que eles ganham com a luta ou pelo menos ameaçando lutar. Estes geralmente usam suas trapaças durante a luta, já que querem ganhar sem muito trabalho ou custo, não importa se é justo ou não. Eles querem o dinheiro e o poder, nada mais.
3. Como as Pessoas Trapaceam?

Agora vamos ver as várias formas de trapaça. Existem listas de tipos conhecidos de trapaça em jogos de computador. As mais comuns podem ser divididas em 3 classes de relevância para o Tibia:

3.1 Tipos de Trapaça que Não são Consideradas como Trapaças no Tibia.

Alguns exemplos dessa forma é atacando de surpresa (no Tibia isso geralmente refere-se ao ataque de surpresa utilizando personagens) e algumas vezes chamado de "ghosting" (jogadores usando alguns personagens para ficarem observando uma certa área antes de entrar com o personagem principal e iniciar o ataque).

3.2 Tipos de Trapaças que Não São Possíveis em Tibia.

O maior exemplo dessa trapaça é o "logoff rápido". O objetivo aqui é evitar a morte simplesmente saindo do jogo durante a luta (até mesmo desconectando o modem, ou só fechando o jogo à força, chamado de x-logging). Como todos vocês sabem, nada do tipo irá fazer com que seu personagem não morra em Tibia.

3.3 Tipos de Trapaças que Acontecem em Tibia.

Estes são os que nos preocupam atualmente:

Type of CheatCorrespondance in Tibia
WallhacksEm Tibia, isso é mais conhecido como floorhacking e se refere aos jogadores que conseguem ver o que existe no andar de cima ou de baixo, se você joga honestamente, você não poderá ver nenhum, a não ser que você suba ou desça uma escada.
FarmingA comunidade Tibiana chama isso de cavebotting. Esta sendo a função mais comum dos cheaters, sendo que o bot é programado para treinar o personagem, caçar, e é claro obter itens ou dinheiro, tudo sem o dono estar no comando do personagem.
Aimbotts and TriggerbotsA grande variedade de triggerbots e aimbots são chamados de warbots no Tibia.
SharingTibianos conhecem esta forma de trapaça sob o mesmo termo, ainda que seja nomeado também como troca de contas (account trading).

Conseqüentemente, em termos Tibianos, as formas de cheating que devem ser lidadas são floorhacks, cavebots, warbots e account sharing/trading.

4. O Que Será Feito Dessas Trapaças?

Trapaças são alguns dos assuntos mais controversos discutidos pela comunidade Tibiana e o maior problema persistente em jogos online no geral. É preciso um grande esforço para identificar os jogadores que trapaceam, principalmente se tratando dos meses anteriores. Já foi gasto algum tempo pensando em como cortar as raízes desse problema, e favorecer o gameplay. Nós também temos a intenção de trabalhar nisso. Os conceitos consistem de 3 partes igualmente importantes: 

4.1 Medidas de Prevenção

Muitos já sabem à que isso se refere. Significa que algumas formas de trapaça estão sendo inviáveis, ou pelo menos tentando fazê-las se tornarem, impossíveis ou irrelevantes. Um exemplo recente de prevenção é a redução de distância de runas no último update de verão (inverno aqui no Brasil). Isso colocou um fim aos warbots que eram conhecidos por atacar outros jogadores fora da área visível. Também foram modificadas algumas áreas no mapa neste update de Natal para tornar o floorhacking impossível de ser praticado em alguns lugares. E finalmente, foi feito do cavebotting em Rookgaard extremamente desagradável quando foi introduzido o limite de dinheiro das conta de jogadores em Rookgaard e também no inventário quando um personagem deseja deixar a Isle of Destiny. Até onde pode ser visto, essa medida praticamente acabou com o cavebotting para se obter dinheiro em Rookgaard.

4.2 Medidas de Punição

Para derrotar o inimigo, você deve conhecer o inimigo. Foi analisado o porquê pessoas trapaceam e como elas vêem isso. No entanto, o que é necessário é encontrar uma forma assegurar que quem realmente trapaceia é tal jogador. Agora entendemos nosso inimigo melhor, agora é necessário saber exatamente quem eles são. Assim que houver maneiras de identificar os trapaceiros com uma grande certeza, a luta não será evitada, e o descanso assegurado, a primeira grande luta contra eles está próxima. Entenda que, no entanto, os detalhes de como os trapaceiros serão encontrados não podem ser revelados agora. Em termos de guerra, a CipSoft é o grande inimigo dos trapaceiros, e para que ela ganhe a batalha é necessário um plano bem bolado. Uma tática para enfraquecê-los é ter certeza de que eles não saberão como serão pegos. O que pode ser dito é como isso será visto por vocês, jogadores honestos. Os exemplos estão aqui nas primeiras ações que foram tomadas após o último update de verão, quando cerca de 1500 trapaceiros foram punidos.

4.3 Medidas de Comunicação

Você já deve ter notado, que ultimamente a comunicação com a comunidade foi intensamente trabalhada. Essa comunicação foi estendida às ações a respeito das trapaças porque queremos que a comunidade veja que a CipSoft não é cega quanto à presença dos cheaters. As notícias sobre os banimentos no último verão (inverno no Brasil) marcaram o começo dessas medidas de comunicação que irão acompanhar o futuro das ações contra os cheaters. Este artigo é um outro passo nessa direção. Você pode ter certeza que você saberá de todos os passos das medidas contra os cheaters.

5. 6x6=Cheater

Neste ano, um dado será rolado contra os cheaters, e não, nós não iremos dar nenhuma chance à eles. A dedicação à essa medida será feita nada mais nada menos do que apostando no jogo. São prometidas medidas para todas as 3 categorias mencionadas nesse artigo. As medidas não irão vir à tona ao mesmo tempo, mas sim aos poucos, passo a passo.

Declaramos: Nós não queremos trapaceiros no jogo. Nossa opinião é de que eles destroem a economia e têm influência negativa no gameplay pacífico de outros jogadores honestos. E mais, acreditamos que eles contribuem para uma atmosfera mais negativa durante o jogo. Trapaceiros tem uma tendência à ser desonestos. Jogadores honestos sentem que eles não podem mais confiar em ninguém porque cada vez mais cheaters aparecem no jogo. E por fim, a motivação de vários trapaceiros é oprimir outros jogadores com ameaças, para que deixem o jogo, e assim mais jogadores desonestos podem entrar no jogo e piorar a situação. Isso também inclui aqueles jogadores que são honestos de coração, mas sentem que a única forma de continuar competindo com os trapaceiros é trapaceando também. No último ano, foi intensamente trabalhado o modo de jogo em cooperação e mais amigável. Este é o tipo de jogador que irá ser apoiado, também contra os cheaters.

Este será o último aviso para todos os cheaters. Sua presença não é desejada por aqui. As portas estão abertas para vocês:

Seu destino agora está nas suas mãos
Vá pelo caminho errado e nós estaremos lá!
Ou jogue limpo enquanto você ainda pode
e você poderá evitar um banimento.
Faça sua escolha
mas faça-a rápido...

À todos os jogadores honestos é desejado um feliz ano de 2009. Aos cheaters, é prometido: este ano será excepcionalmente ruim para vocês.

Nós estamos preparados, e vocês?
Your Product Managers

1 Comentário:

Tiago Wakabayashi disse...

Agora que n serei cheater mesmo xDDD~

Só no gta o.o'

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