Pesquisar no Blog
  

Pesquisar Personagem
   

Links Patrocinados


Dinheiro faz o Tibia funcionar

Artigo Oficial: Money Makes Tibia Go Round

Você nunca se perguntou o porquê de ratos no Tibia droparem moedas de ouro? Afinal de contas, na vida real os roedores não são exatamente conhecidos por engolirem dinheiro. A resposta, apesar disso, é simples: ratos são os primeiros monstros a serem caçados pelos jovens aventureiros, que geralmente estão dando duro para conseguir equipamentos melhores. E pra isso eles precisam das moedas.

Olhando para o Tibia com mais atenção é possível se notar que o comércio é uma parte crucial do jogo. Desde a primeira mace comprada em Rookgaard até uma armadura inestimável, e desde flechas e bolts até backpacks de runas de Sudden Death – tudo gira em torno do comércio. Depois dos pontos de experiência o dinheiro possuído é sem dúvidas a coisa mais importante no jogo, porque os jogadores precisam investi-lo se quiserem avançar no jogo. Eles precisam de melhores equipamentos para poder caçar de maneira mais eficiente, e isso não inclui somente armas e armaduras, mas também itens básicos para o repertório de qualquer bom explorador: runas, mana fluids e, é claro, as salvadoras health potions. Muitas dessas coisas podem ser compradas em lojas, mas não todas. Os itens mais procurados só podem ser adquiridos através de quests ou caçadas – ou comprando-os de outros jogadores, que vendem seus tesouros para obter lucro extra.

Estando cientes disso ou não, todos os jogadores Tibianos são parte de um sistema econômico: todos eles pensam e agem de modo a ter sucesso no jogo. Será que aquele jogador está pedindo demais por aquela mace? Será que eu devo investir todas as minhas economias numa espada nova? Quanto será que esse escudo está valendo no mercado? Os jogadores mais experientes são experts no campo de economia Tibiana. Eles sabem quais são os melhores pontos de caça e quais são os monstros mais lucrativos, e eles calculam com uma precisão extraordinária o custo de uma caçada e quanto eles deverão ganhar ou perder com ela. No Tibia certamente vale a pena ter uma mente voltada para os negócios.

Dinheiro vem, dinheiro vai

Então a economia é uma parte vital de Tibia. Mas como ela funciona? Como os preços são determinados? Porque alguns itens são inacreditavelmente caros enquanto outros são baratos? E porque alguns itens se desvalorizam com o tempo?

A resposta é que no mundo de Tibia, assim como na vida real, as leis fundamentais da economia se aplicam. Um bom exemplo é a famosa lei da oferta e da procura, que dita que o preço dos itens varia de acordo com a sua disponibilidade – quanto mais procurado um item é, mais caro ele se torna. Essa lei determina o valor dos itens em Tibia assim como faz no mundo real. Conseqüentemente, itens que são dropados aos milhares todos os dias valem muito pouco ou nada, quanto itens extremamente raros valem toneladas de dinheiro. E assim como na vida real, o desenvolvimento da economia tibiana se dá de acordo com o fluxo de serviços e bens. Em outras palavras, nos precisamos saber de onde o ouro vem e pra onde ele vai.
Então, de onde vem isso tudo? Existem várias fontes de renda em Tibia. Por exemplo, existem os ricos recursos naturais: as Blueberries que você coleta em Rookgaard, o peixe pescado em mares e rios – eles podem ser todos vendidos para mercadores ou para outros jogadores, que os usam para regenerar vida e mana. Então existem os tesouros encontrados em baús, que podem ser achados em lugares remotos e secretos. Os aventureiros corajosos precisam passar por perigosas quests para alcançá-los, mas a recompensa costuma ser suficientemente compensatória.


Entretanto, a mais importante fonte de renda são os monstros que vagam por Tibia. Dia após dia eles morrem aos milhares nas mãos dos jogadores, dropando ouro e itens que são coletados e vendidos, seja para NPCs mercadores ou outros jogadores. Uma olhada num típico piso de caverna é o bastante para se notar o quão bem informados os jogadores são do mercado – itens com pouco ou nenhum valor de revenda são descartados porque não vale a pena levá-los a um mercador. E isso também dá alguma idéia da quantidade de itens que são criados num típico dia Tibiano. De onde vem todos esses itens? A resposta é que sempre que um monstro que carrega itens dá respawn, ou sempre que um baú especial é aberto, esses itens são criados do nada! É claro que as coisas são bem mais complicadas na vida real.
Mas não existe somente a entrada de itens em Tibia. Os itens constantemente são retirados do jogo quando são vendidos a algum NPC, ou quando são atirados na água ou em lixeiras. Nessas situações eles desaparecem completamente. O mesmo se aplica ao dinheiro pago em aluguéis ou em compras de itens com NPCs, ou aos itens que são esquecidos no chão ou dentro de corpos que apodrecem. Todos esses itens somem tão misteriosamente quanto surgem.

Um pequeno diagrama do tão mencionado ciclo econômico pode ajudar a ilustrar o fluxo de bens num típico mundo Tibiano:

(Clique para Ampliar)

É claro que nem todos os itens são destruídos. Jogadores não jogam fora ou vendem todos os itens que eles acham – na verdade, muitos deles colecionam todos os tipos de itens, especialmente os raros. Do mesmo modo, jogadores tendem a economizar dinheiro, pelo menos um pouco. O resultado disso é que apesar da constante entrada e saída de itens no jogo, a quantidade de objetos e ouro cresce de maneira gradual e estável.

A escassez é boa

Pode-se pensar que o fato da quantidade de bens nos mundos de Tibia crescer sempre é algo bom. Afinal, quanto mais itens existem, maior é a chance de um jogador obter o item de seus sonhos! Certamente isso é uma coisa boa?

Bem, até certo ponto. É claro que sendo a caçada um elemento muito importante do jogo, é importante que os jogadores possam fazê-lo quando bem quiserem. Entretanto, é também importante que os itens sejam limitados em número. Apenas imagine um dia em que todos possam ter os itens que quiserem a troco de nada. FRI ITANS!!11! – É claro que seria legal poder experimentar todos os itens raros que existem, mas quanto tempo demoraria para Tibia se tornar um jogo entediante? Afinal, um importante objetivo para os Tibianos é coletar itens raros e valiosos e exibi-los para os outros. Itens raros trazem fama e respeito na comunidade. Como, então, você iria provar para os outros que é o terror dos demons se todos tem toneladas de loots de demons em suas casas? Como você poderia exibir o Panda Bear que custou uma vida de economias se todos tivessem um? A coleta de itens raros e bons dá aos Tibianos um senso de conquista no jogo. Se esses itens fossem comuns como poeira uma importante motivação para se jogar Tibia seria perdida.

A lição, então, é que o aumento de bens presentes em Tibia deve ser controlado. Enquanto todos os jogadores devem ter a chance de encontrar os itens que quiserem, restrições são necessárias para assegurar que o comércio se mantenha atraente. Sem controle os itens iriam continuamente perder o seu valor no jogo, porque a oferta dos mesmos iria aumentar gradualmente e sempre (esse fenômeno chama-se deflação). Tome como exemplo a boa e velha Spike Sword. Se um novo servidor fosse lançado, ela inicialmente iria custar um bom dinheiro por ser uma excelente arma nos primeiros estágios do jogo. Na medida que o servidor envelhece, porém, o número de Spike Swords continua aumentando enquanto os jogadores vão se tornando mais fortes a ponto de preferirem novas armas. O resultado lógico é que o preço da Spike Sword vai cair continuamente até ela se tornar sem valor. Isso é, a não ser que medidas sejam tomadas para controlar esse processo.

Controlando a economia Tibiana

É desnecessário dizer que nós sabemos que um desenvolvimento balanceado da economia no jogo é tão importante para o jogo quanto, digamos, o balanceamento das vocações. Por causa disso nós estamos sempre de olho no desenvolvimento econômico dos vários mundos. Se nós achamos que tem algo ameaçando o equilíbrio da economia, nós intervimos.

É claro que, como desenvolvedores do jogo, nós temos muitas ferramentas úteis à nossa disposição para nos ajudar com essa tarefa. Uma dessas é a nossa sempre confiável equipe de NPCs mercantes. Se nós achamos que um certo tipo de item está sendo vendido a preço de banana tudo o que nós precisamos fazer é incluir no jogo um NPC que compre esse tipo de item por um preço determinado por nós. Desse modo os itens terão um preço mínimo, porque ninguém vai querer vender um item por um certo preço se um NPC o compra por mais. Essa é uma maneira simples e efetiva de impedir que certos itens percam muito valor, e de fato nós usamos desse método freqüentemente. Mas existem outras medidas mais sutis também. Por exemplo, nós podemos fazer um item ficar mais difícil ou mais fácil de ser achado nos monstros, ou reduzimos o número de monstros que os dropam. Como milhares de monstros são mortos todos os dias, pequenas medidas como essa logo afetam todo o jogo.

Obviamente nós somos extremamente cuidadosos com as mudanças que fazemos na economia Tibiana. Não se pode apressar uma decisão quando se sabe que uma mudança de 0,1% tem um efeito imediato no equilíbrio geral. Toda mudança é considerada cuidadosamente e todos os possíveis resultados são discutidos antes de qualquer coisa ser feita. O objetivo é manter ambientes econômicos estáveis e previsíveis, nos quais os jogadores podem se incluir sem ver suas conquistas serem desvalorizadas por excessivos avanços. E é preciso ser justo também – nós queremos ter certeza de que todos os jogadores podem jogar em situações comparáveis. Inclusive é por isso que nós nos recusamos a vender itens por dinheiro real – nós acreditamos que todos devem ter chances iguais dentro do jogo.

É desnecessário dizer também que a palavra-chave principal é a diversão. Como nós esperamos ter mostrado, a economia é uma parte importante de Tibia, e nós pretendemos manter as condições econômicas do jogo de tal modo que o jogo é divertido de se jogar por um longo tempo. Afinal, diversão é o que mais importa em tíbia!

Nós estamos orgulhosos de anunciar que nós temos uma novidade muito especial para aqueles que querem aprender mais sobre a economia Tibiana. Stephan, que é um dos líderes da CipSoft escreveu uma fascinante tese (fascinating thesis) que explora a economia de um típico mundo Tibiano em detalhes. Ela contém, entre outras coisas, muitos dados extremamente interessantes e detalhadas análises elaboradas das conclusões desse artigo. Leitura recomendada!

Comercie seus tesouros!
Your CipSoft Team / Mundo Tibia Br

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Note que as regras são as seguintes:

- Comentários de conteúdo ofensivo ou que incentivem as quebras das regras do Tibia ou qualquer tipo de propaganda serão apagados sem aviso prévio;

- Seja paciente. A resposta para o seu comentário pode demorar algum tempo;

- Não faça proposta de parcerias. Para isso use a seção de contato;

Avançar Voltar Home
 
holiday-neurotic